Home Informativo Notícias Quais são os tipos de pele e cuidados do dia a dia?
Quais são os tipos de pele e cuidados do dia a dia?

 Saber quais são os tipos de pele e descobrir qual é o seu, é fundamental para manter os cuidados com a pele, diários, para ela fique linda e saudável. 

Os cuidados com a pele merecem muita atenção, e isso vale para quaisquer tipos de pele. Isso porque, ela fica exposta diariamente a diversas agressões como vento, poluição, raios solares, entre outros. 

Contudo, para cuidar da pele do seu rosto e mantê-la bonita e viçosa você deve, em primeiro lugar, saber identificá-la. E os tipos de pele podem ser:

  • seca; 
  • oleosa; 
  • mista; 
  • normal;
  • sensível. 

Ao descobrir seu tipo de pele, você poderá começar um tratamento diário, com a ajuda dos produtos certos sempre indicados pelo seu dermatologista. Isso porque, apenas com eles você conseguirá manter sua pele saudável. Dessa forma, ela ficará livre de:

  • ressecamento; 
  • oleosidade; 
  • flacidez;
  • e até da temível acne. 

Depois de descobrir seu tipo de pele confira um passo a passo de cuidados com a pele no dia a dia para ficar muito fácil e prático manter o viço da sua pele e mantendo-a linda e saudável. Acompanhe!


Quais são os tipos de pele e suas principais características? 

Algumas pessoas têm problemas para identificar seu tipo de pele. Esse desconhecimento dificulta na hora de adquirir os produtos mais indicados. Na verdade, deve haver um equilíbrio entre a água e as glândulas sebáceas e, se não houver, busca-se a igualdade entre as duas partes por meio de produtos adequados. 

Com base nisso, o dermatologista indicará os melhores sabonetes, esfoliantes, tônicos, hidratantes, remineralizantes e o indispensável filtro solar. 

Sabendo qual dentre os tipos de pele é o seu, o tratamento facial será bem mais específico e eficaz. Quer saber seu tipo? Então, confira abaixo cada um deles e suas principais características!


Normal 

Conta com uma textura aveludada e aparentemente muito saudável. Produz gordura e água em níveis adequados, o que evita brilho e ressecamento. Seus poros são fechados, o que garante viço e maciez ao visual.


Seca

Caracteriza-se pela falta de hidratação. Normalmente, apresenta pouca luminosidade e uma aparência ressecada. Por isso, é um tipo propenso à vermelhidão e descamação. Se seca em excesso ou sem tratamento pode haver tendência ao surgimento de linhas e fissuras.

A pele seca pode derivar de fatores genéticos e hormonais, como é o caso de problemas da tireoide e da menopausa. Condições ambientais, como o vento e o frio, também podem interferir na aparência da pele, tornando-a ainda mais ressecada. 


Oleosa

A pele oleosa — devido à produção excessiva de sebo — conta com um aspecto mais espesso, pegajoso e brilhante. Os poros são abertos ou dilatados e com dimensões irregulares. Geralmente, esse tipo têm uma forte tendência à acne (cravos e espinhas). Assim, pessoas com pele oleosa sentem necessidade de lavar o rosto em vários momentos do dia.


Mista

Entre todos os tipos, a pele mista é o mais frequente. Isso porque ela é uma junção dos dois tipos anteriores, visto que em determinadas áreas ela apresenta característica de pele seca e em outras, de pele oleosa. Geralmente, a oleosidade se localiza na “zona T”, que inclui testa, nariz e queixo. O restante do rosto é mais seco e com tendência à irritação e descamação.


Sensível

Suas características não têm muito a ver com oleosidade e hidratação, já que uma pele sensível pode ser seca ou oleosa. Na verdade, é uma pele frágil e muito vascularizada, com propensão a reagir quando em contato com determinadas substâncias.


Como deve ser uma rotina de cuidados com a pele no dia a dia?

Conhecendo seu tipo de pele, os cuidados diários já podem começar. Eles envolvem limpeza, tonificação, tratamento e proteção. A limpeza é o primeiro passo e é responsável pela remoção de suor, oleosidade, maquiagem e sujeira, bem como pela preparação para que a cútis receba os demais cuidados. Confira os passos a seguir exatamente nesta ordem!

  1. Limpeza: normalmente, a pele produz oleosidade à noite, em uns mais e em outros menos. Por isso, uma boa higienização todas as manhãs é essencial para a remoção da oleosidade, além de prepará-la para receber os demais cuidados;
  2. Tonificação: além de remover os vestígios da loção de limpeza, a tonificação refresca a pele e restaura seu pH natural do seu tipo de pele;
  3. Hidratação: durante o dia os cuidados devem ser contínuos. Por isso, opte por produtos para hidratar e proteger a pele do rosto. Um creme específico para a área delicada em torno dos olhos é extremamente importante;
  4. Filtro solar: apesar de muitos cremes incluírem em sua composição um fator de proteção solar (FPS), em algumas situações, sua pele pede um fator solar superior. Por isso fique atenta, se houver necessidade, em vez do creme habitual, use um filtro solar mais eficaz, de preferência, indicado pelo seu dermatologista.


Quais os critérios para escolher os produtos para o rosto?

Conheça os fatores que você deve considerar para escolher o creme ideal para sua pele! Contudo, lembre-se de que o ideal é que os produtos sejam recomendados pelo seu dermatologista. Isso porque, só ele consegue avaliar como está a saúde da pele em determinados momentos, independentemente dos tipos de pele. 

  • oleosidade: se você já identificou seu tipo de pele fica mais fácil. No rótulo do produto está especificado para que tipo de pele aquele produto está indicado;
  • idade: esse aspecto deve ser muito considerado. Mesmo que haja variações entre pessoas da mesma idade, os cremes têm excelente ação quando utilizados para as faixas etárias especificadas na embalagem do produto;
  • marcas da pele: os cremes devem ser escolhidos de acordo com as indicações de tratamento. Peles com características específicas, como manchas, rugas, vermelhidão, geralmente alternam produtos para esses problemas com os indicados para o tipo de oleosidade de cada pele.


Conforme visto neste artigo sobre os tipos de pele, conquistar uma pele saudável requer alguns cuidados que vão depender de você e de ter o acompanhamento de um dermatologista. É fundamental uma rotina diária de cuidados e você verá que quando menos esperar os efeitos já serão visíveis!


Gostou de quais são os tipos de pele e os cuidados com cada um deles? Se ficou alguma dúvida deixe um comentário! Teremos o maior prazer em solucioná-la!








COMPARTILHE:



Mais lidas
Botox e preenchimento facial: qual a diferença…
08/10/2019
Procedimentos estéticos menos invasivos estão ficando cada vez mais comuns nos consultórios dermatológicos. E cada vez…
Quais são os tipos de pele e cuidados…
08/10/2019
Saber quais são os tipos de pele e descobrir qual é o seu, é fundamental para manter os cuidados com a pele, diários,…
Laser fracionado: o que é e quais…
08/10/2019
Quer uma pele completamente renovada sem riscos à sua saúde? Conheça o laser fracionado e todas as suas indicações.