Saber quais são os tipos de pele e descobrir qual é o seu, é fundamental para manter os cuidados com a pele, diários, para ela fique linda e saudável.
Os cuidados com a pele merecem muita atenção, e isso vale para quaisquer tipos de pele. Isso porque, ela fica exposta diariamente a diversas agressões como vento, poluição, raios solares, entre outros.
Contudo, para cuidar da pele do seu rosto e mantê-la bonita e viçosa você deve, em primeiro lugar, saber identificá-la. E os tipos de pele podem ser:
Ao descobrir seu tipo de pele, você poderá começar um tratamento diário, com a ajuda dos produtos certos sempre indicados pelo seu dermatologista. Isso porque, apenas com eles você conseguirá manter sua pele saudável. Dessa forma, ela ficará livre de:
Depois de descobrir seu tipo de pele confira um passo a passo de cuidados com a pele no dia a dia para ficar muito fácil e prático manter o viço da sua pele e mantendo-a linda e saudável. Acompanhe!
Quais são os tipos de pele e suas principais características?
Algumas pessoas têm problemas para identificar seu tipo de pele. Esse desconhecimento dificulta na hora de adquirir os produtos mais indicados. Na verdade, deve haver um equilíbrio entre a água e as glândulas sebáceas e, se não houver, busca-se a igualdade entre as duas partes por meio de produtos adequados.
Com base nisso, o dermatologista indicará os melhores sabonetes, esfoliantes, tônicos, hidratantes, remineralizantes e o indispensável filtro solar.
Sabendo qual dentre os tipos de pele é o seu, o tratamento facial será bem mais específico e eficaz. Quer saber seu tipo? Então, confira abaixo cada um deles e suas principais características!
Normal
Conta com uma textura aveludada e aparentemente muito saudável. Produz gordura e água em níveis adequados, o que evita brilho e ressecamento. Seus poros são fechados, o que garante viço e maciez ao visual.
Seca
Caracteriza-se pela falta de hidratação. Normalmente, apresenta pouca luminosidade e uma aparência ressecada. Por isso, é um tipo propenso à vermelhidão e descamação. Se seca em excesso ou sem tratamento pode haver tendência ao surgimento de linhas e fissuras.
A pele seca pode derivar de fatores genéticos e hormonais, como é o caso de problemas da tireoide e da menopausa. Condições ambientais, como o vento e o frio, também podem interferir na aparência da pele, tornando-a ainda mais ressecada.
Oleosa
A pele oleosa — devido à produção excessiva de sebo — conta com um aspecto mais espesso, pegajoso e brilhante. Os poros são abertos ou dilatados e com dimensões irregulares. Geralmente, esse tipo têm uma forte tendência à acne (cravos e espinhas). Assim, pessoas com pele oleosa sentem necessidade de lavar o rosto em vários momentos do dia.
Mista
Entre todos os tipos, a pele mista é o mais frequente. Isso porque ela é uma junção dos dois tipos anteriores, visto que em determinadas áreas ela apresenta característica de pele seca e em outras, de pele oleosa. Geralmente, a oleosidade se localiza na “zona T”, que inclui testa, nariz e queixo. O restante do rosto é mais seco e com tendência à irritação e descamação.
Sensível
Suas características não têm muito a ver com oleosidade e hidratação, já que uma pele sensível pode ser seca ou oleosa. Na verdade, é uma pele frágil e muito vascularizada, com propensão a reagir quando em contato com determinadas substâncias.
Como deve ser uma rotina de cuidados com a pele no dia a dia?
Conhecendo seu tipo de pele, os cuidados diários já podem começar. Eles envolvem limpeza, tonificação, tratamento e proteção. A limpeza é o primeiro passo e é responsável pela remoção de suor, oleosidade, maquiagem e sujeira, bem como pela preparação para que a cútis receba os demais cuidados. Confira os passos a seguir exatamente nesta ordem!
Quais os critérios para escolher os produtos para o rosto?
Conheça os fatores que você deve considerar para escolher o creme ideal para sua pele! Contudo, lembre-se de que o ideal é que os produtos sejam recomendados pelo seu dermatologista. Isso porque, só ele consegue avaliar como está a saúde da pele em determinados momentos, independentemente dos tipos de pele.
Conforme visto neste artigo sobre os tipos de pele, conquistar uma pele saudável requer alguns cuidados que vão depender de você e de ter o acompanhamento de um dermatologista. É fundamental uma rotina diária de cuidados e você verá que quando menos esperar os efeitos já serão visíveis!
Gostou de quais são os tipos de pele e os cuidados com cada um deles? Se ficou alguma dúvida deixe um comentário! Teremos o maior prazer em solucioná-la!